domingo, 24 de maio de 2015

Sobre a bolsa de estudos MEXT - minha experiência

Muita gente me pergunta como eu vim parar aqui. Uns acham que eu vim por intercâmbio da USP, outros que eu vim para trabalhar, outros que é alguma bolsa como ciências sem fronteiras ou CAPES.

Eu não sou mais vinculado à USP, não estou trabalhando aqui, e também não possuo nenhuma dessas bolsas. Eu vim pela bolsa MEXT do governo japonês.

Trata-se de uma bolsa de estudos oferecida anualmente a países com relações diplomáticas com o Japão, o que inclui o Brasil.

As informações básicas podem ser encontradas no site do consulado japonês de São Paulo.

Como algumas pessoas me perguntam como foi o processo, vou tentar descrever aqui  como foi minha experiência.

Cerejeiras que me recepcionaram logo que cheguei.


I - Projeto de estudos e prova

O consulado japonês de São Paulo exige um projeto de 6 páginas para a inscrição para a pós graduação. O modelo é bem semelhante a o que normalmente uma universidade no Brasil vai pedir para o ingresso na pós-graduação, ou mesmo a um projeto de iniciação científica. Nenhum segredo quanto a isso.

Eu estudei Psicologia durante minha graduação, e decidi não mudar de área, escrevi meu projeto embasado nas teorias psicológicas que tinha estudado e no estilo de escrita praticado em minha antiga universidade.

Como não queria cursar pós graduação em assuntos que estavam entre os tópicos que estudei e pesquisei durante a graduação, decidi partir para um campo novo - estudar a imigração de brasileiros ao Japão na perspectiva da Psicologia Social¹.

Fui a palestras, simpósios e outros eventos que versavam sobre este tema e que me deram mais ideias sobre o que escrever no meu projeto.

Li muitos artigos científicos, teses e alguns livros sobre o tema². Fui tomando nota de tudo que parecia interessante e pensando em possibilidades.

Consultei professores universitários e amigos sobre como escever um projeto e quais assuntos seriam interessantes abordar.

Por fim, decidi abordar algo que chamei de " A formação da identidade do adolescente imigrante brasileiro no Japão".

Escrevi o projeto, pedi para vários amigos e um professor universitário (que é acima de tudo meu amigo) lerem e comentarem. Reescrevi o projeto com base nos comentários e sugestões até chegar em uma versão aceitável.

Fiz a inscrição.

No meio tempo, ia estudando Inglês e Japonês, eu já falava, lia e escrevia Inglês com certa facilidade, mas meu japonês era básico, algo como o nível N4 do exame de proficiência.

Eu fiquei exausto depois das provas, mas senti que tinha feito algo bem, que tinha feito tudo que podia fazer ali.

Fui aprovado para a fase da entrevista.

II - Entrevista e preparação de documentos

A entrevista é carregada de formalidades( como eu descobriria depois que muitas coisas no Japão são assim), é esperado que os canditos se apresentem em vestimentas formais, ou seja, terno e gravata.
Em 15 minutos me pediram para explicar meu projeto, qual a viabilidade e importância de tal estudo, além de algumas perguntas mais específicas sobre o que estava escrito no projeto e sobre meus planos futuros.

Me lembro de ter saído da entrevista com a cabeça cheia e bastante estressado pela tensão do momento. Também me lembro de ter ido direto a um bar após a entrevista e ter pedido uma dose de cachaça e uma garrafa de cerveja logo que cheguei. Não me lembro do que mais aconteceu neste dia.

Este era o ano de 2011, ano em que o Japão sofreu muito com o chamado "grande terremoto do leste do Japão", algo que afetou o Japão em muitos aspectos, o que inclui a concessão de bolsas para pesquisadores estrangeiros.

Por causa disso, o consulado japonês de São Paulo deixou algumas pessoas "suspensas" do processo de bolsas de estudo MEXT após a fase da entrevista, ou seja, ainda não haviam decidido se algumas pessoas seriam aprovadas definitivamente para ir ao Japão ou não. Eu era uma dessas pessoas.

Depois de várias semanas de espera e incerteza, o consulado finalmente me informou que eu não fora aprovado.

Fiquei bastante desapontado e não sabia o que fazer da vida, se tentaria novamente ou se seguiria minha vida de outra forma.

III - Repensando o processo e prestando novamente

Depois de começar a trabalhar normalmente em uma empresa, ganhar meu próprio dinheiro, ter uma vida estável, e ouvir um monte de gente me falando que eu estava me dando muito bem no meio organizacional e que não havia necessidade de um intercâmbio eu decidi que iria tentar a bolsa de estudos novamente.

Por causa do emprego eu tive menos tempo para me preparar, mas como já tinha chegado tão perto talvez não precisasse de tanto tempo me preparando.

Segui a mesma fórmula para escrever o novo projeto -  li livros, artígos e teses,  assisti palestras e participei de mais simpósios, me consultei com amigos e pessoas ligadas ao meio acadêmico. Em suma, me aprofundei mais no assunto e resolvi escrever sobre o que chamei de " adaptação dos imigrantes brasileiros no Japão".

Meu Japonês já tinha melhorado consideravelmente( nível próximo ao N3 do exame de proficiência), e resolvi estudar a gramática do inglês com mais profundidade, para não ter problemas com nenhuma questão.

Eu passei na prova sem grandes problemas. A entrevista foi um pouco menos pesada, mas eu fui pro mesmo bar depois.

Desta vez eu fui aprovado!

Apenas a título de celebração



IV - Documentação e procura por universidade

Uma vez aprovado pelo consulado, é necessário que todos os documentos usados para a inscrição, além de um punhado de outros documentos, sejam traduzidos para o Inglês ou Japonês para que sejam enviados ao Japão. Dá um trabalhinho, mas compensa 100%.

Uma vez que todos os documentos estejam traduzidos, é necessário que se entre em contato com Universidades e laboratórios no Japão para que se peça uma carta de aceitação, ou seja, era preciso que algum laboratório de alguma universidade japonesa me aceitasse como aluno pesquisador e talvez futuro mestrando.

O consulado pede até três cartas de aceite. Eu contactei seis universidades japonesas, mas só fui aceito em duas delas. Uma dessas foi exatamente a universidade em que gostaria de estudar.

A maioria das universidades me rejeitou por causa do meu projeto, a metodologia e o tema não eram assuntos normalmente abordados nos laboratórios de Psicologia do Japão.

Depois de um tempo aqui que eu fui perceber que a Psicologia no Brasil e no Japão funcionam de maneiras bastante diferentes ( algo que eu quero explorar num post futuro).

O laboratório que me aceitou, o fez com a condição de que eu modificasse meu projeto para se enquadrar nos tipos de pesquisa que são realizadas nele.

V - Preparativos finais e partida

Após o envio de todos os documentos para a universidade no Japão e para o Ministério da Educação  japonês não restava muito a fazer que não esperar.

Tivemos uma reunião no consulado japonês para orientação para o embarque, integração dos bolsistas e algumas dicas sobre o Japão.

Arrumei minhas coisas, me despedi da minha família e dos meus amigos, e vim.

Vista da janela do avião a caminho do Japão.


Para saber mais sobre as bolsas MEXT

Recomendo baixar os ebooks "Guia da Bolsa MEXT - Graduação" e "Guia da bolsa MEXT - Pós Graduação" gratuitamente clicando aqui.

Consulados Japoneses no Brasil

Site oficial do MEXT


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
¹ Quando escrevi o projeto, achva que Psicologia Social era algo que falava por si, mas na verdade existe uma gama enorme de "Psicologias Sociais" que podem ser semelhantes ou bastante diferentes.

² Para quem se interessa no assunto, recomendo três livros:
Psicologia, E/Imigração e Cultura - Sylvia Dantas
A identidade cultural na pós modernidade - Stuart Hall
A negociação da identidade nacional - Jeffrey Lesser







52 comentários:

  1. Muito legal você compartilhar suas experiências! Não tem muitos blogs de brasileiros bolsistas do MEXT.
    Sou fisioterapeuta e gostaria de tentar uma bolsa para mestrado, mas ando meio perdida na escolha do tema. Atualmente faço residência em saúde do idoso, queria algo relacionado à gerontologia.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não sou da psicologia nem fisioterapeuta, minha área era engenharia civil, embora eu seja bom em aplicar psicologia infantil aos meus filhos.
    Estou escrevendo porque aqui no Japão observo que há uma grande preocupação com o envelhecimento populacional e deve haver elevada demanda por profissionais nessa área.
    Há muitas casas de repouso (asilo ?) inclusive com helper brasileiros, que são obrigados a passar por um curso específico antes de se candidatarem ao emprego.
    Enfim, para uma estudante/pesquisadora na área de fisioterapia o Japão pode ser um excelente destino.

    ResponderExcluir
  3. Voce Poderia me dar dicas de como conseguir uma bolsa de estudos para o japão,e o que exatamente precisa estudar ,para voce conseguir pressisace de fluencia em japones ou ingles ou um nivel intermediário ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita.
      Depende muito da bolsa que você quer pleitear. Para a bolsa que eu prestei é necessário nível avançado de Inglês ou Japonês.
      Existem outras bolsas menos exigentes, e também existe a possiblidade de custear os próprios estudos.
      Eu recomendo consultar o site do consulado Japonês.
      Bons estudos.

      Excluir
  4. Olá, primeiramente obrigado por compartilhar suas experiências com o processo seletivo. Estou planejando tentar a bolsa daqui 1 ano quando terminar minha graduação. Gostaria de saber se você tem uma ideia de qual o peso das notas do histórico escolar no processo seletivo. Faço engenharia e tenho rendimento escolar de 7,7 será que isso vai pesar na seleção?

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pelo comentário!
    Eu acho que não tem muito peso, minha média era semelhante à sua.

    ResponderExcluir
  6. Você teve dificuldades em adaptar o seu nível de japonês às pesquisas? (i.e., o japonês usado na universidade é muito alto?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!
      Eu utilizo muito mais Inglês que Japonês na pesquisa, então não tive grandes problemas. Para quem quer estudar tudo em Japonês, ter no mínimo JLPT N1 é essencial.
      Sim, o nível de Japonês dentro de universidades é muito alto. Afinal é necessário que se leia livros e artigos específicos.

      Excluir
  7. Me diga como vcs se matem ai no Japão, onde moram, como fazem para comer, porque minha filha quer cursar medicina no no Japão mais eu e o pai dela estamos com o coração na mão com medo dela chegar ai e não ter onde morar ou alguém judiar dela sabes né essas coisas de mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.
      Alguns estudantes recebem bolsa de estudo, outros recebem dinheiro de seus pais. É comum que se faça trabalhos temporários, dar aulas de Português por exemplo, para complementar a renda.
      No começo é comum morar em dormitório, depois as pessoas em geral alugam um apartamento por conta.
      Sobre a comida japonesa há um post aqui no Blog:
      http://dekyoto.blogspot.jp/2015/01/e-comida-como-e.html
      O Japão é um dos países mais seguros do mundo, só o custo de vida é um pouco alto.
      Boa sorte para os estudos da sua filha!

      Excluir
  8. Por favor Igor, poderia me dizer a idade que você tinha quando conseguiu a bolsa? E se o currículo pesa muito na avaliação do candidato? Pois tenho 19 anos e terminarei o curso de tecnólogo em junho do ano que vem, da para pleitear a bolsa...mas a minha grande dúvida é essa, pelo fato de eu ser muito novo tenho chance (tendo inglês quase fluente, japonês quase intermediário, "projeto de pesquisa razoável")?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!
      Eu tinha 25 anos. Currículo pesa bastante sim. Dá tempo de se preparar bem no seu caso.
      bons estudos

      Excluir
  9. Olá Igor, estou pensando em tentar a bolsa para pós/pesquisa e queria saber quantos páginas eles estão requisitando esse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para informações detalhadas eu recomendo consultar o consulado japonês responsável pela sua região.
      Aqui tem uma lista:
      http://www.queroestudarnojapao.com.br/consulados-japoneses-no-brasil/

      Excluir
  10. Igor, vou tentar a bolsa.

    Sabe onde acho um modelo do projeto? Ou consegue me dizer as informações especificas que precisa conter?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No site do consulado tem tudo detalhado sobre como o projeto deve ser.
      segue aqui a lista de consulados?
      http://www.queroestudarnojapao.com.br/consulados-japoneses-no-brasil/

      Excluir
  11. Oi Igor, antes de tudo gostaria de agradecer a iniciativa de escrever sobre o assunto. É um grande incentivo para quem vai tentar a bolsa.

    Sou formada em Psicologia também e vou tentar esse ano. Uma grande insegurança minha está em relação a metodologia. Que tipo de metodologia é mais utilizada nos laboratórios de pesquisa de lá? Existe alguma abertura para pesquisas mais qualitativas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!
      Em geral a Psicologia no Japão é quantitativa. Existem laboratórios que trabalham de uma maneira mais qualitativa, mas são minoria.

      Excluir
  12. Olá Igor, espero que esteja tudo bem contigo.

    Sou Angolano, formado em Administração e Marketing e no princípio deste ano apliquei para a bolsa MEXT em Angola para fazer o mestrado no Japão.

    Já fiz a primeira prova e apresentei o meu projecto de pesquisa académica na embaixada do Japão aqui em Angola. Hoje de manhã recebi o e-mail da embaixada informando que passei da fase selectiva da embaixada do Japão e na próxima segunda vou reunir com o Ministério das Relações Exteriores do Japão onde acredito que darão mais inputs sobre a aplicação nas Universidades japonesas.

    Tenho lido muito sobre a pesquisa que pretendo efectuar no Japão (Marketing Digital e E-comerce no segmento FMCG) e espero que tudo corra bem daqui para frente. Contudo, tomei a liberdade de investigar algumas Universidades Japonesas e reparei que em muitas delas a taxa de aceitação é muito baixa e fiquei com o receio de não ser aceite por nenhuma delas. Poderias me recomendar algumas Universidades apropriadas para Administração de empresas/Marketing no Japão?

    Desde já agradeço por partilhares a tua experiência no processo de selecção, ajudou bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilson, fico feliz que minha história tenha ajudado.
      Eu não tenho muito conhecimento dessa área. Mas em geral é recomendável olhar as 7 universidades nacionais (https://en.wikipedia.org/wiki/National_Seven_Universities)
      Além dessas, talvez a Universidade de Tsukuba, Waseda, Keio e Doshisha possam ser de seu interesse.

      Espero que dê tudo certo no seu processo!
      Não se esqueça de compartilhar e ajudar os futuros bolsistas.

      Excluir
    2. Mr. Igor, obrigado pelas dicas, foram muito úteis!

      Felizmente o meu processo de aquisição da Bolsa de estudo do MEXT tem corrido às mil maravilhas, acabo de receber a carta de aceitação de 2 das 3 Universidades em que apliquei como estudante de pesquisa, a Universidade de Sophia e a Universidade de Kyoto, falta ainda o resultado da Universidade de Waseda.

      Após essa fase tenho que aguardar até Dezembro para receber a aprovação final do governo do Japão (Tanto tempo!!).

      Obrigado por partilhar a sua experiência com os interessados!

      Abraços.

      Excluir
  13. alguém sabe me dizer se é necessário ter japonês fluente pra fazer graduação em psicologia? ou pode ser com inglês fluente? Eu tenho maior conhecimento de inglês do que de japonês, então seria mais fácil me tornar fluente em inglês eu imagino.

    ResponderExcluir
  14. Olá Igor! Tenho 16 anos e estou atualmente no 2º ano do ensino médio, pretendo conseguir a bolsa de graduação e fazer Letras-Japonês e pelo que entendi vou fazer a prova ano que vem para embarcar em 2018. Tenho inglês avançado e japonês básico, minhas médias na escola não são altas(exceto em português, inglês e literatura) e meu currículo não tem aquele diferencial, será que eu consigo?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!
      Se estudar bastante consegue sim!

      Excluir
  15. Oi Igor, seu texto está excelente, obrigado por compartilhar sua experiencia, por acaso você saberia me dizer se sendo formado como tecnólogo estou habilitado a conseguir a bolsa na modalidade de pós graduação? ou seria apenas para barachelado? pois sei que no brasil conta para fazer pós, mas no Japão fica a dúvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!
      Consulte o site do consulado e/ou envie um e-mail para eles.
      Existe um número mínimo de anos estudados para cursar pós graduação no Japão, mas não sei como isso se aplica para quem cursou tecnólogo. É bem provável que para pleitear essa bolsa você precise cursar pós ou algum outro curso no Brasil para ter a carga mínima necessária.

      Excluir
  16. Igor, vou tentar a bolsa ano que vem e meu conhecimento da língua japonesa é muito superficial. Li no edital do consulado que, para quem não tem o conhecimento da língua, há um curso de japonês nos 6 primeiros meses de bolsa.

    Minha preocupação é a seguinte: aqui na UNESP, as matérias de mestrado da minha área (computação) são extremamente difíceis e tem um grande peso no currículo. Como são as matérias de mestrado nas universidades japonesas? O conhecimento da língua é um fator crítico para ir bem nessas matérias, ou somente com o inglês da pra dar conta?

    Outra dúvida: Você ainda mora no japão? Se sim, como conseguiu ficar ai depois do término da bolsa?
    Se não, como foi a volta ao Brasil? A experiência no Japão favorece o andamento da carreira acadêmica aqui ou atrapalha devido os 2 anos fora do país?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto à língua, depende da universidade, departamento e programa. O curso de 6 meses serve no máximo para conseguir sobreviver no Japão.
      Existem departamentos que só tem aulas em Japonês, outros com opção em Inglês, uns tem aulas difíceis, outros não, e assim por diante... Em geral é bem tranquilo já que a prioridade da pós graduação é pesquisa.
      Eu curso doutorado atualmente no Japão. Há um outro processo para extensão aqui e tal.

      Para continuar no Japão basta estender o visto de alguma forma, estendendo os estudos com doutorado/pos doc/curso de japonês/etc, conseguindo emprego, abrindo empresa,casando com japonês(a),estendendo visto de turista,etc.

      Boa parte dos que eu conheço que voltou ao Brasil teve dificuldades em se (re)adaptar ao ambiente acadêmico. Há uma série de burocracias como revalidação de diplomas, e obviamente politicagem.
      Quem já tinha algo garatido, como empresa,consultório,etc teve uma readaptação mais tranquila.

      Excluir
  17. Boa Noite!
    Tenho 25 anos, sou formada em Engenharia Civil e gostaria muito de fazer e ser selecionada para a bolsa MEXT, mas meu Inglês é péssimo e o Japonês é intermediário, ainda não tenho um projeto de pesquisa mas pretendo faze-lô o mais rápido possível. Gostaria de saber com este nível e possível concorrer a bolsa?
    Sei que a bolsa vai até os 34 anos (informações do consulado) mas pessoas mais velhas possuem chance menor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não aconselho estudar fora do Brasil sem saber inglês. Mas se esforçando, dá sim!
      boa sorte!!

      Excluir
  18. Boa tarde, eu pretendo fazer pós graduação pra Psicologia no Japão, mas gostaria de saber sobre a escolha da universidade. Onde você estudou? Como saber quais as melhores opções de universidade para minha área? Como funciona o pedido e a aprovação para as universidades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!
      No Brasil eu estudei na USP.
      A única maneira de saber qual a melhor universidade na sua área é pesquisando muito em rankings de universidades e citações de professores em sites de journals específicos. É algo bem demorado e trabalhoso.
      Para mais informações sobre o pedido e aprovação das universidades eu recomendo consultar os consulados japoneses.

      Excluir
  19. Oi, Igor.

    Gostei bastante do seu relato sobre o processo da bolsa. Eu estou terminando o mestrado agora em Engenharia Eletrônica e pretendo me inscrever para a bolsa MEXT para o doutorado.

    Ano passado fui para o Japão e desde então estou doido para voltar hahahaha

    Uma dúvida que me surgiu no seu relato: no documento para inscrição na bolsa no consulado aqui de Curitiba, ele pede o nome das universidades que você deseja ir (e departamento e professor). Pelo que vi, apenas após o aceite você deu a lista das universidades. Então fiquei um pouco confuso. Foi o mesmo processo ou foi diferente?

    O documento, no caso, é esse: http://www.curitiba.br.emb-japan.go.jp/files/000146264.pdf

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!!
      Interessante.
      Em geral essas fases dependem de cada consulado. Como eu fiz pelo consulado de São Paulo essa parte só era necessária após a entrevista, no seu caso é necessário que apresente isso antes.

      Excluir
  20. Igor, parabéns pelo post! Gostaria de saber se a entrevista para o programa de pós graduação é em inglês. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!
      Não necessariamente, pode ser em Inglês, Japonês ou Português. Depende do que a banca decide na hora.

      Excluir
  21. Olá Igor , Me chamo Sergio e pretendo fazer minha Pós em Psicologia no Japão , Gostaria de saber quais são as outras bolsas, além da MEXT, pra estudar no Japão!?
    Abção !!

    ResponderExcluir
  22. Olá Sergio, obrigado pelo comentário!
    Existem várias bolsas, mas você tem que procurar no site de cada universidade. Tem também esse site:
    http://www.studyjapan.go.jp/en/

    abraço

    ResponderExcluir
  23. Olá! Como vão as coisas?
    Então, eu gostaria de saber sobre a bolsa de estudos de Medicina, se é mais difícil, se tem relatos de pessoas que conseguiram passar pra essa bolsa... Espero ansiosa pela resposta, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rebeca, para pós graduação o nível de dificuldade não muda.
      Para a graduação sei que é difícil e que quase ninguém passa. Não conheci ninguém que tenha passado.

      Excluir
  24. Igor, Parabéns pela dedicação e sucesso nos estudos.
    Sou formado em Direito e gostaria de prazer pós/mestrado no Japão, quanto ao projeto de pesquisa seria mais interessante para eles me aceitarem se o assunto fosse relacionado ao Japão e Brasil? E onde consigo pesquisar temas e assuntos que são mais abordados pelas universidades japonesas?

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, em geral projetos relacionados a ambos países são mais bem vistos.
      Eu recomendo pesquisar nos sites das universidades para saber que tipo de pesquisa eles têm feito.

      Excluir
  25. Boa noite, estou indo a minha terceira tentativa do Mext. É gostaria muito de estudar aí em Kyoto para doutorado em engenharia. Você tem contato ou sabe como conseguir falar com algum dos supervisores de pesquisa? Estou tendo dificuldade para entrar em contato com eles.
    Obrigadão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucks,
      em geral o consulado dá as instruções sobre como entrar em contato com os possíveis orientadores assim que você vai para a segunda fase do processo da bolsa.
      Alternativamente, no site dos respectivos laboratórios de cada professor em geral existe algum campo para contato.

      Excluir
  26. Olá Igor, gostaria de agradecer por sua postagem, pois agora tenho um rumo pra me direcionar. Sou estudante de Psicologia também, e algo que me preocupava em conseguir a bolsa mext era o fato de as áreas de maior destaque do Japão serem todas focadas para tecnologia e engenharia. Ver que alguém formado em Psicologia conseguiu a bolsa me da grandes expectativas. Parabéns pela conquista e por dividir sua experiência.

    ResponderExcluir
  27. Igor,queria uma informação sua. Meu histórico escolar é bem ruim mas o meu histórico universitário é mt bom e nos requisitos ta assim :(Histórico ou boletim do ensino médio (ou da universidade) com ótimo rendimento escolar sem reprovação;). Então com o meu rendimento da universidade eles ignorariam meu rendimento do ensino médio? Blog mt bom, obrigador por retratar a sua experiência :)

    ResponderExcluir
  28. Ola, vc conhece alguém que seja da área de computação que tenha conseguido a bolsa pesquisa de pós graduação pelo MEXT? Estou começando um tecnologo agora... o medo também por não ser um bacharel é grande!!!

    ResponderExcluir
  29. Olá Igor,
    Sou estudante de medicina e me interesso bastante pela pesquisa científica. Você conhece muitos médicos (ou pessoas de qualquer formação) estrangeiros fazendo pós graduação em ciências da saúde (tanto pesquisa básica como aplicada) com bolsa MEXT?
    Outro ponto importante: existem centros de excelência em pesquisa em medicina no Japão? Eu sei que o país é bem forte na área de tecnologia/exatas, mas eu queria ver se valeria a pena fazer uma pós aí.

    ResponderExcluir
  30. Pessoal interessado,
    recomendo este grupo no facebook
    https://www.facebook.com/groups/mextbrasilpesquisa/

    ResponderExcluir
  31. Olá, meu nome é Andrew (o meu nick no email é assim por já ter um email com meu nome rs)
    Eu fiz 18 anos em agosto e estou estudando para o ENCCEJA (isso mesmo, eu não completei o ensino médio [mas foi por falta kk]) Estou estudando Japonês quando tenho tempo livre e inglês vou estudar logo depois de terminar o ENCCEJA. Bom, eu quero ir para o Japão pelo Mext em graduação em economia em 2022-2023 talvez 2024 caso eu reprove nas anteriores, mas será que por ser um certificado de ensino médio sem histórico eu vou reprovar?

    ResponderExcluir
  32. Olá, tenho outra dúvida, quanto devo levar para o Japão caso eu seja aprovado? O dinheiro da bolsa -117.000 ienes/mês- é realmente o suficiente?

    ResponderExcluir